Aprender inglês com anki

APRENDER INGLÊS COM ANKI

Nesse artigo vamos descobrir uma maneira de aprender inglês com Anki. Trata-se de uma ferramenta (programa/APP) disponível para várias plataformas que vai ajudar você a memorizar qualquer coisa, inclusive vocabulário de inglês.

Se preferir pode assistir em vídeo!

O que é o ANKI

O Anki foi criado principalmente para o estudos de línguas difíceis como o japonês, porém hoje em dia ele é usado para aprender e memorizar qualquer coisa que você quiser.

Ele é basicamente um aplicativo que ajuda você a memorizar alguma informação usando repetição espaçada.

Sua repetição é programada para se ajustar à sua curva de esquecimento, de maneira a otimizar sua memorização ao máximo. Basicamente a curva do esquecimento é o tempo que levamos para esquecer alguma coisa.

Imagine como seria ótimo ver uma coisa uma única vez e nunca mais esquecer dela. Mas infelizmente não é assim que o nosso cérebro funciona.

Quando aprendermos algo, logo depois de 1h , podemos lembrar em torno de 50% do que foi aprendido. Depois de um dia inteiro, podemos lembrar apenas 20%.

Para evitar que isso aconteça o aplicativo relembra as frases ou expressões que você quer aprender com um padrão repetitivo coordenado.

Isso significa que as coisas que você acerta ele passa a repetir menos vezes, as coisas que você erra com mais freqüência ele repete mais vezes. Assim, essa ferramenta sabe qual o momento certo de te apresentar o que você tem que revisar para não esquecer.

USANDO O ANKI PARA APRENDER INGLÊS.

Aprender inglês com anki

 link para baixar o anki

Primeiro preciso te informar que você tem três maneiras de usar o Anki.

Você pode usá-lo diretamente no seu navegador de internet do computador, o que significa que só poderá usar em casa!

A segunda maneira é você baixar o aplicativo para computador, o que é bem interessante por não ter que abrir seu navegador de internet. Mas ainda vai estar preso ao seu computador.

A terceira maneira é você baixar o aplicativo para celular (Android ou ifone) ai você ganha liberdade para usar e treinar sua memorização de qualquer lugar que você estiver.

É claro que ao criar uma conta você pode sincronizar seu progresso entre celular e computador. O que é muito bom, a final você vai poder juntar o que você estudou no percurso do trabalho até em casa, com o que você obteve estudando durante o fim de semana.

COMO USAR O ANKI PARA APRENDER INGLÊS.

No Anki você cria suas próprias frases ou pode copiá-las de algum lugar. Ou seja, você é que cria o seu próprio material de estudo com aquilo que é mais relevante para você

O primeiro passo é criar o Deck (Baralho) de estudos. Isso é apenas uma forma de organizar melhor os seus estudo dentro do aplicativo, já que você pode criar diversos baralhos.

Pra isso basta clicar no sinal de mais no canto da dela e depois clicar em “criar Baralho”. Dê um nome para esse baralho!

Em cada uma dessas cartas do baralho você pode gravar uma frase ou palavra que deseja aprender juntamente com seu significado.

E são essas cartas quer você mesmo criou que são mostradas para você em intervalos de tempo coordenados para otimizar seus conhecimentos.

Quando uma carta é mostrada e você não souber o significado você clica em mostrar resposta, o Anki vai mostrar essa carta novamente em instantes (justamente porque você errou).

Caso você consiga se lembrar com um pouco de dificuldade, clique em “bom” e o aplicativo vai demorar até um dia para te mostrar de novo.

Caso você se lembre rapidamente, clique em fácil, nesse caso o aplicativo vai demorar até 4 dias para te mostrar essa carta novamente.

É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS COM O ANKI

É claro que isso vai depender de diversos fatores como sua adaptação ao aplicativo e sua força de vontade. Mas se funcionar porque não?

Me refiro à força de vontade porque vai precisar dela na hora de montar seu baralho, é necessário muita pesquisa e trabalho para criar algo que seja de fato diversificado. Nem todo mundo tem disciplina suficiente para isso!

Mas o principal objetivo de estudar inglês com anki é a repetição, que vai funcionar como uma revisão de vocabulário na sua cabeça.

É assim que o inglês começa a ficar automático na sua cabeça, assim como acontece quando você dirige um carro por exemplo.

Logo o uso do Anki é muito indicado para você revisar o conteúdo estudado no seu curso regular e de maneira simples. Já que não precisa abrir o livro e pode ser feito onde você estiver com a versão para celular.

E como ele é embasado em uma teoria muito eficaz e essa ferramenta sabe o tempo certo para você rever suas frases, ela te ajudar muito na memorização e fixação de um novo idioma.

De todo modo, o uso do Anki, não dispensa os métodos tradicionais de ensino, seja ele um curso presencial ou um curso online.

O ideal seria você levar as duas coisas simultaneamente, estudando em seu curso de inglês e usando a ferramenta do anki para potencializar seus estudos.

QUE CURSO FAZER EM CONJUNTO COM O ANKI

O anki é de fato uma ferramente incrível e capaz de dinamizar seu aprendizado, seja usando ele em conjunto com um curso presencial ou curso online.

Se você ainda acha indispensável frequentar um curso de inglês presencial, porque acredita que só assim é que vai surtir efeito e vai aprender de verdade. Eu preciso te dizer que hoje em dia as coisas estão um pouco diferentes!

Exitem atualmente cursos online feitos e pensados para otimizar o aprendizado de forma dinâmica e até lúdica.

Eles usam recursos audiovisuais com apostilas e material de apoio para acompanhar as aulas e até grupos de whatsapp ou telegram para tirar dúvidas direto com o professor.

Além disso os cursos online possuem preços bem mais interessantes do que os presenciais sem falar no fato de você não ter que gastar tempo e dinheiro com o transporte para frequentá-lo.

Os bons cursos online, ainda possuem garantia de 7 dias, ao final desse período você pode ter seu dinheiro devolvido se quiser.

Se você está constantemente com sua agenda lotada e sem tempo para frequentar um curso presencial, uma possível solução seria combinar um curso online com o uso do Anki.

Ao mesmo tempo que você tem a liberdade de fazer o curso no conforto da sua casa, terá também uma ferramenta a mais para”bombar” seus estudos. Essa combinação será capaz de superar suas expectativas, e acredito que os resultados serão surpreendentes.

Sugestão de curso online de inglês: link curso de inglês

Conheça também dicas para aprender inglês

Aprenda a estudar inglês usando música

Entenda técnicas de estudo de inglês para iniciantes

Voltar