Aprender inglês com música

Existem indicações científicas de que o método alternativo de aprender inglês com música pode turbinar seus estudos e pode ser capaz de ajuda a memorizar palavras e expressões de uma forma agradável e até divertida!

Veja o vídeo abaixo se preferir.

Nesse artigo vamos falar de 5 técnicas para ajudar você a aprender inglês usando música para isso!

Embora existam especialistas que afirmam que na música você tem rítimo e melodia diferentes dos que você encontra em um diálogo do dia a dia. E que por isso a eficácia desse método para aprender inglês com música seria duvidosa!

Apesar disso, quando paramos para pensar a respeito, percebemos que quando memorizamos a letra de uma musica em inglês, temos a chance de memorizar também várias palavras e expressões novas!

Logo, algo de bom deve haver nesse método usado para aprender inglês com música. É claro que trata-se de um método complementar aos estudos tradicionais. Assim ele pode ajudar bastante naqueles momentos que bater um cansaço dos cadernos e do livro.

1ª Técnica para aprender inglês com música – Escolha canções com boa pronúncia.

O uso da música para aprender inglês permitirá que você se concentre na pronúncia, permitindo seu desenvolvendo de forma bem divertida.

Para isso é importante que você escolha as músicas que você gosta, isso vai estimular sua atenção e interesse pelo que a música fala.

Não levar isso em consideração é uma receita de sucesso para o tédio!

As frases e expressões usadas na maioria das músicas são muito úteis, elas incluem vocabulário atualizado e expressões de uso prático nos diálogos do dia a dia, mas para isso é necessário usar a música certa.

Escolha músicas que possuem uma linguagem coloquial e bem pausada podendo ter até gírias, e que, de preferência, tenha repetições de palavras e frases, isso vai ajudar na memorização.

Um rap ou heavy metal, por exemplo, não seriam as melhores escolhas para isso!

 

2ª Técnica para aprender inglês com música – Procure as letras das músicas na internet.

Aprender inglês com música

Os especialistas sugerem que ao ouvir uma música com a intenção de aprender um idioma, o ideal é que você tenha uma cópia escrita da letra da música para acompanhar.

Isso vai ajudar a fixar vocabulário e a entender e associar o que você lê com pronúncia correta!

Você pode encontrar a letra de suas músicas preferidas em vários sites diferentes para baixar e imprimir.

Ao ouvir a música e comparar a uma letra que está na sua mão, não deixe de analisa-las e procurar o significado das palavras que você não entendeu!

3ª Técnica para aprender inglês com música- Cante com a música.

Quando você canta em voz alta, e acompanha a letra da música você está treinando a pronúncia e de uma forma bem lúdica!

Ainda que você não se considere, nem de loge, um cantor profissional, solte a vós e acompanhe o rítimo da música, sua pronúncia agradece.

Mesmo que você não consiga cantar certo da primeira vez, não se deixe intimidar, continue tentando e com o tempo o resultado vai aparecer!

As músicas mexem com nosso lado emocional, são capazes de liberar emoções de forma muito gratificante trazendo bem estar.

Esse lado emocional aciona gatilhos em nossas mentes que irá ajudar a nos lembrar de sua letra para o resto da vida. 

 

4ª Técnica para aprender inglês com música – Tente cantar de memória.

É inevitável que, com o tempo, você vai acabar memorizando a letra da música.

Nesse momento, quando cantar a música sem consultar a letra, vai perceber que desenvolveu uma certa facilidade de aplicar essas palavras da música na construção de frases em seu discurso diário e com a pronuncia correta.

O padrão repetitivo que se encontra nas músicas é muito útil para ajudar na memorização.

Além disso é muito comum uma musica ficar “presa” na sua cabeça o dia todo, repetindo infinitas vezes e sem parar…

Eu sei…. nem sempre a música que fica na sua cabeça é uma música que você gosta, mas de todo modo isso vai ajudar bastante no aprendizado. Você vai aprender sem ao menos perceber.

5ª Técnica – procure músicas novas.

Encontre músicas novas, não se acomode! 

A cada nova música memorizada surgirá na sua memória uma quantidade a mais de palavras e expressões.

E tudo isso vai acontecer de uma forma muito agradável, ouvindo músicas e passando momentos agradáveis durante esse processo!

Se você achou interessante, tenho mais uma dica para te ajudar a começar a aprender inglês.

Durante minha pesquisa reunindo informações para produzir esse artigo, encontrei um curso de inglês bem interessante e achei muita gente falando bem dele!

O professor possui experiência de mais de uma década de ensino e seu curso é 100% online e inteiramente estruturado para ensinar iniciantes no inglês!

Além disso ele possui garantia de 7 dias, ao final desse período, se você não gostar eles devolvem seu dinheiro.

Estou deixando um link para o curso logo abaixo, vale a pena conhecer!

Conhecer melhor o curso!

Voltar