Como abrir uma hamburgueria

Como abrir uma hamburgueria

Hoje em dia, muita gente está correndo atrás de descobrir com abrir uma hamburgueria, a final o setor vem ganhando a preferência das pessoas e ganhando espaço no mercado de comida rápida.

O negócio de hamburgueria não é algo novo, está no mercado a décadas, e conseguiu se reinventar de forma espantosa.

Antes era coisa de franquia americana, lanches rápidos sem muita atenção, hoje em dia as pessoas têm levado o prato cada vez mais a sério, recebendo requintes gourmet.

As receitas se aprimoraram muito e conquistaram espaço na preferência dos consumidores, se tornando um mercado promissor.

Se preferir assiste em vídeo:

Vale a pena abrir uma hamburgueria?

Os dados apontam que o setor vem experimentando um bom crescimento nos últimos tempos.

Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising, considerando apenas as franquias, as hamburguerias integram o segmento gastronômico que mais cresceu entre 2016 e 2018.

É bom levar em conta que existe uma concorrência bem acirrada no setor, que vão desde hamburgueria gourmet, food trucks e até Delivery.

Para garantir seu lugar nesse mercado é necessário que você invista em qualidade dos seus produtos, isso tende a fidelizar seus clientes.

Veja abaixo 7 dicas muito importantes que vão ajudar você a ter uma noção clara de como abrir uma hamburgueria.

1 – Estude o mercado e elabore um Plano de Negócio

Antes de ingressar nessa área é necessário que você faça um estudo para mensurar a concorrência.

Monte um plano de negócios com metas clara do quanto você quer gastar e como vai ser a estrutura da empresa.

Segundo estimativa do Sebrae, uma hamburgueria estabelecida em uma área de 35 a 50m² pode exigir um investimento inicial médio de R$180 mil.

2 – Defina o estilo para abir sua hamburgueria:

Na hora de definir o estilo de negócios que você vai adotar na sua hamburgueria é necessário levar em conta sua concorrência.

Escolha o estilo que tenha menos concorrência seja na sua cidade ou bairro. Feito isso, tem muitas opções e combinações que podem ser escolhidos.

Há quem aposte em usar ingredientes nobres e vender hamburgueres mais gourmetizados, ou ainda investir em algo mais simples e de preço mais em conta para tentar ter um volume maior de vendas via delivery.

E também existem pessoas que apostam no extremo vendendo hamburgues gourmet via delivery.

Ou ainda, pessoas que preferem o food-truck com mais mobilidade para oferecer seu produtos onde houver maior fluxo de pessoas.

Descubra qual área te atrai mais, estude seu público-alvo. Estando sempre atento ao feedback da sua clientela, para mudar seguindo suas necessidades.

3 – Formalize a empresa

É necessário obter algumas licenças antes mesmo de abrir seu negócio. Por isso é necessário se informar sobre a legislação Federal, estadual e Municipal que regulamenta o setor.

A ANVISA estabelece parâmetros que vão desde a edificação e instalação até a higienização de utensílios e móveis e etc…

Para abrir de fato sua empresa é necessário um CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Sua solicitação pode ser feita online junto à Receita Federal .

4 – Encontre o local

Defina o espaço que você precisa, dentro do seu plano de negócios e do modelo de hamburgueria escolhido.

Caso seja um modelo de atendimento no local é necessário que se tenha espaço suficiente dividido em 40% de cozinha  e 60% salão para as mesas.

A localização é algo extremamente importante no seu projeto.

Caso você vá trabalhar com Delivery o local que você vai escolher não precisa ter um grande fluxo de pessoas. Apesar disso é necessário que seja bem localizado, a final isso vai influenciar no seu tempo de entrega.

Agora se vai realizar atendimento no local aí escolher um local com grande fluxo de pessoas faz toda diferença.

Escolha ruas mais movimentadas, próximos a praças perto de universidades ou de lojas etc…

É claro que não é sustentável ter um plano de negócios que dependa somente das pessoas passarem na sua porta.

Crie perfis do seu negócio nas redes sociais e, se possível faça propaganda.

A final boa parte do público jovem que vai consumir seu produto estão conectados nas redes sociais e antenados nas informações que circula por lá.

Isso vai trazer publico e visibilidade para seu negócios de forma bem mais rápida o que pode fazer você ter um retorno de investimento mais cedo.

5 – Equipamentos para abrir uma hamburgueria 

Boa parte do investimento para abrir uma hamburgueria é gasto em equipamentos.

E isso é tão importante que vai determinar sua capacidade de produção e o fluxo de atendimento.

Veja um lista de equipamentos que você precisa adquirir para montar seu negócio.

  • Refrigeradores;
  • Freezers comerciais;
  • Mesa de preparação;
  • Grelhas;
  • Chapa;
  • Panelas;
  • Cortadores;
  • Maquina modeladora de hambúrguer;
  • Fritadeiras comerciais;
  • Coifa;
  • Utensílios domésticos como liquidificador e processador;
  • Pratos;
  • Copos;
  • Talheres;
  • Bandejas;
  • Mobilha;
  • Equipamentos de limpeza;
  • Sistema de gestão.

6 – Contratação da equipe 

Garanta que sua equipe esteja formalmente contratada e devidamente treinada no mínimo uma semana antes da inauguração. Evite surpresas desagradáveis nesse grande dia.

7 – Garanta a qualidade do seu produto

Mesmos as pessoas que procuram um Hamburguer para comer, valorizam uma experiência gastronômica e caso você não tenha isso para oferecer existem outros lugares que oferecem esse experiência.

Por conta disso, não importa o tamanho do seu estabelecimento ou se ele é do tipo gourmet, delvery ou food-truck.

Se seu produto tiver sabor e for feito com ingredientes nobres e bem preparado isso vai tornar as pessoas que o experimentar fieis clientes.

Dentro desse contexto a variedade é um bom diferencial já que aumenta suas chances de agradar um número maior de pessoas.

Hoje em dia muitas pessoas são vegetarianas, busque opções para esse público isso fideliza seu clientes.

Para você que está levando realmente essa idéia a sério, é interessante fazer cursos na área e assimilar a experiência de pessoas experts que já trabalham com isso a anos.

Essa é a forma mais rápida de acertar no seu negócio, além de ser muito melhor do que ficar tentando reinventar a roda testando possibilidades baseando no que você acha que vai dar certo.

Não dá para fazer experimento com seu investimento, a final muitas vezes o que está em jogo  é o investido de suas economias de anos trabalhando.

Felizmente existem cursos na área que vão te passar não só a expertise de se fazer receitas de hamburguers incríveis mais também tudo que você precisa saber para montar e organizar sua empresa nessa área.

Aqui abaixo está um link para você ir conhecer um curso muito interessante que possui todas essa características de ensinar não só as receitas para fazer hamburgueres incríveis mais também as receitas de sucesso para abrir um negócio nessa área.

Clique aqui e acesse o Curso de Hambúrguer Artesanal

Voltar

%d blogueiros gostam disto: