Publicado em Deixe um comentário

Dicas para economizar bateria no Android

Tá percebendo que a bateria do seu celular já não é mais a mesma? Ela não dura mais o dia todo? tem que carregar duas ou até três vezes por dia?

Se você não sabe como amenizar essa situação aqui vai algumas dica que vão ajudar bastante a fazer sua bateria chegar até o final do dia.

Antes de começar, é bom que se diga que várias das sugestões para economizar a bateria do seu celular que você vai ver nesse vídeo vão resultar em algum tipo de limitação a ele.

Cabe a você decidir se vai valer a pela adotar essas medidas !

Se preferir, assista em vídeo!

Conheça o Info Nerd no You Tube!

  1 : Diminuir o brilho da tela

Uma das coisas que mais gastam bateria no seu celular é sem dúvidas a tela. Para perceber isso basta fazer um experimento simples, coloque o brilho da sua tela no máximo e comece a jogar, vai perceber o quanto a tela vai esquentar nesse tempo.

A energia gasta para esquentar a tela do seu celular veio da ateria, o que quer dizer que foi drenado uma boa parte da autonomia do seu celular para isso.

Caso seu celular use telas de AMOLED isso é amenizado, a final quando existe pontos pretos na tela, aquela parte está de fato apagada, sem gastar energia. Mas apesar disso, ainda se tem um consumo de energia grande.

Diminuir o brilho da tela é uma boa maneira de diminuir o consumo de energia. Para acessar as configurações e fazer isso é muito fácil, basta deslizar o painel de notificações para baixo e ajustar os controles.

2 – Reduzir o tempo para a tela desligar após o uso.

Ainda seguindo a mesma idéia, vale também diminuir o tempo que a tela fica ligada após o uso, isso também vai reduzir o consumo de energia e vai ajudar seu aparelho a chegar até o final do dia.

A final quanto mais tempo a tela ficar ligada após cada vez que você usar mais vai gastar bateria.

Para fazer isso basta ir até cofigurações – visor – duração da luz de funo.

Outro fator que vai influenciar bastante na duração da sua bateria são as conexões externas que seu aparelho fica tentando estabelecer o tempo todo. Entre elas estão Wi-Fi, Bluetooth, Localização GPS e rede 4G.

Cada uma dessas conexões podem ser desativadas em cada situação diferente para ajudar com sua bateria.

3 -Desative a rede 4G quando for possível.

A rede 4G pode ser desativado quando você estiver em uma fazenda ou em qualquer outra localidade onde não houver sinal de operadora do seu celular.

Seu aparelho gasta muita energia procurando a rede da sua operadora, desligar a conexão de rede de operadora vai dar bastante fôlego para sua bateria.

Para desligar o 4g é bem simples, deslize o painel de notificações e ative o modo avião.

4 – Desative seu Wi-Fi ou ative o modo inteligente.

Seu Wi-Fi pode ser desativado sempre que você não estiver em casa, ou longe de uma rede conhecida.

Existem aparelhos que possuem a opção de gestão inteligente do wi-fi dando opção de desativar a procura por um sinal de rede sempre que não se encontrar nem um sinal, ou ainda quando seu aparelho verificar que não se encontra em uma localidade onde existe uma rede wi-fi conhecida.

Caso seu aparelho não tenha esse recurso existem APP que podem fazer esse gerenciamento para você, é o caso do WiFi automátic (disponível no play store).

5 – Desative seu Bluetooth

O Bluetooth é uma das conexões externas que podem ficar desativados praticamente o tempo todo.

A menos é claro que você tenha um smartwacth no qual receba notificações o dia todo. E nesse caso não se preocupe, das três conexões  essa é a que menos consome bateria por se tratar de sinal de baixa intensidade e feito para conexões com aparelhos próximos.

6 – Desative o GPS

O GPS também é algo que pode ser desativado para dar uma folga para sua bateria, só ligue quando houver necessidade.

É o caso de ligá-la quando for usar o serviço de localização e mapa como o waze por exemplo.

Também é comum algumas versões do android oferecerem um tipo de gestão inteligente do GPS,

É bom lembrar que existe um modo mais fácil de fazer isso, basta ativar o modo avião….

Em uma situação mais extrema que for necessário evitar uma morte súbita do seu celular vale usar essa alternativa…. Mas já vou avisando, nem ligação você vai conseguir fazer…. então convêm pensar bem se vale mesmo a pena…

7 – Desative o modo vibração….

Toda vez que seu celular vibra é acionado um micro motor que gira e o faz vibrar, e acredite isso gasta muita energia…

Isso quer dizer que aqueles toques na tela e até digitação responsivos com vibração, contribuem para sua bateria morrer mais cedo.

Desative tudo isso…  vá em configurações sons e vibração e desative ( vibrar enquanto toca) , (resposta por vibração) e ( vibração do teclado).

8 – Desative as notificações do seu aparelho.

Toda vez que um aplicativo te manda uma notificação isso geralmente gera um sinal sonoro ou vibração, além de usar recursos de processamento, o que obviamente consome mais bateria.

Para desativar isso vá até configurações – notificações – será exibida uma lista com todos os aplicativos que estão autorizados a notificar, nesse caso convém desabilitar os que você achar que são desnecessários.

É válido lembrar que quanto menos notificações tiver mais sua bateria vai durar.

9 – Ver os aplicativos que mais consomem bateria

Acesse as configurações e veja os aplicativos que ficam ativos em segundo plano consumindo energia.

Nesse caso convém você fazer uma espécie de triagem, vá desativando ou mesmo desinstalando aqueles que não usa mais. Isso vai fazer uma baita diferença na duração da sua bateria.

Para fazer isso, é bem simples, basta ir até configurações – Manutenção do aparelho – Primeiramente clique em (otimizar agora).

Nesse momento o próprio andróid vai otimizar todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano e sem necessidade.

Clique em (concluído). Logo abaixo serão exibidos uma lista com algumas opções, clique em (Bateria) logo abaixo será exibido uma lista de todos os aplicativos que estão rodando em segundo plano, em seguida clique em economizar bateria.

Perceba que no canto superior ele vai exibir a quantidade de horas que sua bateria ainda vai durar.

Logo abaixo desse menú temos o Modo economia de energia e três opões: Desativado, Médio e Máximo.

Isso pode ser usado em um momento no qual você estiver na rua, por exemplo, e sua bateria estiver quase acabando e for necessário prolongar sua bateria para não ficar não perder o contato.

Caso você clicar em médio será exibido algumas medidas que poderão ser tomadas para prolongar sua bateria, entre elas temos ( uso de dados em segundo plano) (Limitador de velocidade da CPU) e ainda é possível configurar o brilho da tela e sua resolução, cada combinação de ajustes vai resultar em um tempo a mais diferente.

Caso você clicar em máximo, você vai ganhar bastante tempo, porém com bem mais limitações do tipo: tela com tema escuro além das configurações que já citamos do íten anterior.

Todas essa configurações são feitas para situações extremas, todas elas vão impor limitações severas ao seu aparelho, a ponto de deixá-lo como os primeiros celulares, ou seja, fazendo apenas ligações de vóz.

10 – Se houver, remover papéis de parede animados e widgets

Tudo que poder ser feito para reduzir o uso do processador do seu celular é bem vindo, assim desative papéis de parede animados e widgets que fica usando seu processador desnecessariamente.

Para remover os widgets é bem simples basta clicar e segurar nele para aparecer a opção de remover.

11 – Evite tirar foto com flesh…

Toda vez que você tirar foto usando flesh em um ambiente já iluminado a qualidade de sua foto tenderá a não ser boa e de quebra vai gastar mais energia….

É bem fácil de entender, o sensor da sua câmera já ajustou para a quantidade de luz do ambiente, aí de repente ao disparar o flesh a quantidade de luz tende a estourar,  ou isso ou seu sensor tentará compensar rapidamente o aumento súbito de luz e vai jogar o ISO para baixo, enchendo sua foto de pixelação….

De todo modo, vai resultar em fotos ruins e bateria a menos desnecessariamente.

É bem fácil de desativar, quando a aplicativo da câmera estiver ligado basta clicar na ícone do flach…

Voltar