Publicado em Deixe um comentário

Mitos e verdades sobre o carregamento do seu celular.

mitos e verdades sobre o carregamento do celular

Já se perguntou se é perigoso deixar seu celular carregar a noite inteira? Ou ainda se usar um carregador turbo em um celular que não usa essa tecnologia será que estraga o celular? Conheça os mitos e verdades sobre o carregamento do seu celular!

Leia o artigo até o final e fique por dentro do assunto! Ou se preferir assista em vídeo!

Deixar o celular na tomada depois de carregado enfraquece a bateria?

Hoje em dia é mito, mas já houve um tempo no qual isso era verdade! A muito tempo atrás em uma galáxia muito distante os celulares usavam um tipo de tecnologia que não era muito eficiente.

Tinha que deixar 24hs carregando na primeira carga e se ficasse mais tempo do que o necessário na tomada ou botasse para carregar antes da bateria zerar,  a bateria “viciava”, e daí passava a não segurar mais carga! Eram horríveis !

Felizmente isso é coisa do passado, os celulares de hoje em dia possuem monitoramento inteligente de carga e cessam a corrente de carregamento quando o celular atinge a carga máxima.

É válido lembrar que a maioria dos carregadores paralelos não possuem esse tipo de tecnologia, portanto fique atento ao tempo de carregamento quando usar esse tipo de carregador.

É importante também saber escolher um bom carregador paralelo caso você perca seu carregador original. Procure informações sobre ele do tipo: Qual a tensão de carregamento.

Se possui ou não circuito de segurança para evitar acidentes em caso de curto circuito.

2 – Usar o celular enquanto ele carrega danifica a bateria ou oferece algum risco?

Bom, na verdade não chega a danificar, o que pode acontecer é demorar um temo bem maior para carregar, a final o celular está gastando bastante bateria ao mesmo temo que carrega, então o carregador coloca energia na bateria ao mesmo tempo que você gasta ela usando o celular.

Além disso pode acontecer alguns inconvenientes, como aquecimento anormal do celular.

Caso isso aconteça é aconselhável interromper a carga e o uso do aparelho até que o celular esfrie de novo.

O aquecimento anormal pode danificar alguns componentes do seu aparelho, então é bom evitar que isso aconteça.

Quanto ao fato de ser seguro ou não, Isso tem a ver com o tipo de carregador que você usa.

Para que a tela do seu celular reconheça o toque do seu dedo, é gerado uma tensão elétrica que se espalha por ela.

Assim a cada toque na tela é modificado a valor da tensão nesse ponto tocado daí o celular consegue identificar o ponto exato onde ocorreu o toque. Isso é o que se chama de tecnologia capacitiva.

Caso você use um carregador original vai ser gerada uma tensão na tela para que ela funcione, mas não será capaz de te dar choque.

Caso o carregador não seja original é comum observar tensões bem maiores na tela, aumentando o risco de acidentes!

3 –  Carregadores universais ou de outro modelo com o turbo estragam a bateria.

Quanto a isso depende de cada caso.

Existem carregadores universais, ou paralelos, que não possuem todos os elementos de segurança necessários, tais como controle de voltagem máxima, sistema ante curto circuito por exemplo, exatamente por isso são mais baratos.

Usar um carregador assim pode oferecer risco para seu aparelho, mas isso não é verdade para todos os modelos de carregadores paralelos, convém pesquisar melhor sobre eles antes de adquiri-los.

Situação semelhante acontece quando apesar de estar usando um carregador original ele não for compatível para o seu modelo de aparelho.

Exemplo: seu celular não tem sistema de carregamento turbo, e você usa um carregador turbo.

Nesse caso acho meio arriscado, afinal o carregador vai oferecer uma disponibilidade de energia bem maior do que a bateria foi projetada para suportar e é aí que mora o perigo!

Nos últimos anos surgiram vários relatos de explosões de celulares pelo mundo todo! Nem os iphones escaparam dessa!!!

Depois de investigar os casos, os fabricantes chegaram a conclusão que a maioria das vezes esse aparelhos pegaram fogo ou até mesmo explodiram ao serem carregados com carregadores de baixa qualidade, ou foram expostos a temperaturas muito grandes ou até mesmo tiveram suas baterias perfuradas.

Fica o alerta!

Momento alerta aqui no Info Nerd. Aja o que houver nunca perfure uma bateria de celular com uma faca…. ela explode e vai iniciar um verdadeiro incêndio ai na sua casa… portando não façam isso em casa!

Deixe ai nos comentários se você estava com a intenção de furar uma bateria para ver o que acontece!!

 4 – A bateria carrega mais rápido no modo avião

Sim, é verdade! Quando colocamos o celular em modo avião interrompemos várias conexões que o aparelho gasta muita energia para mantê-las .

Portanto colocando em modo avião vai carregar mais rápido porque o aparelho vai estar perdendo menos energia para sustentar esses processos a medida que carrega!

Um inconveniente que vai acontecer é que durante esse período o celular pede a comunicação com a rede da sua operadora e não vai receber chamadas.

5 – Carregador consome energia ao ficar na tomada sem estar conectado ao aparelho

Sim, consome, mas é uma quantidade de energia tão pequena quanto as luzes de Led dos aparelhos quando estão em stand bay.

É claro que caso existam vários carregadores na sua casa, somando –se a isso as várias luzinhas de standbay ligadas, isso tudo somado vai dar um certo valor expressivo na sua conta no final do mês!

Então o ideal seria tirar os carregadores e também as tomadas dos aparelhos de TVs e tudo mais que gaste energia da tomada.

Até porque caso cair aquela chuva de trovoadas pode ser que um raio que caia em alguma parte da linha elétrica possa queimar seus aparelhos.

6 – Carregador portátil estraga a bateria

Os carregadores portáteis foram feitos para carregar seu aparelho quando você estiver distante de uma tomada, basicamente ele é uma bateria bem grande que armazena carga o suficiente para carregar seu aparelho, geralmente mais de uma vez.

Assim como os carregadores de tomada genéricos, é bom tomar cuidado com o modelo de Power banck que você adquiri, em geral eles também possuem circuitos de proteção para evitar a sobrecarga da bateria, mas nem todos. Então é bom ficar atento!

7 – Vida útil de uma bateria

Em geral para preservar a vida útil da sua bateria a maioria dos fabricantes recomendam:

Não carregue a bateria do seu celular até 100% ( mas quem resiste a isso)

Não espere que a carga da bateria chegue a zero antes de carregar.

Evite situações de superaquecimento isso pode danificar seus componentes internos.

Todas essas indicações são para aumentar a vida útil da sua bateria, apesar disso, toda vez que ela descarrega e é carregada novamente acontece desgaste dos seus componentes e isso é inevitável.

Em geral em um tempo de até um ano, sua bateria costuma manter suas características, após esse período ela começa a perder a capacidade de manter a mesma quantidade de carga.

Caso você queira aprender como aumentar a vida útil da sua bateria, eu tenho outro post aqui do Info Nerd que fala sobre isso!

voltar